Lançada frente parlamentar em defesa da Petrobras

Com grande participação de parlamentares, trabalhadores petroleiros e movimentos sociais, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras foi instalada na terça-feira (25/4), na Câmara dos Deputados. O colegiado será presidido pelo deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA) e tem o objetivo de promover debates, estudos e campanhas para aprimorar a legislação e pelo fortalecimento da Petrobras como empresa pública.

Segundo Davidson Magalhães, “a Frente Parlamentar vai desenvolver um conjunto de ações políticas, junto com os movimentos sociais, para repercutir nessa Casa a defesa dos interesses nacionais”. O deputado também lembrou que pesquisa do Datafolha mostra que 61% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras e, entre os eleitores dos tucanos, 51% são contra a privatização.

Para o ex-presidente da Agência Nacional de Petroleo (ANP) e ex-deputado federal Haroldo Lima, a batalha em defesa da estatal é uma das mais complicadas da história. “Eu nunca vi uma ofensiva como essa. A palavra de ordem é: A Petrobras é intocável”, enfatizou.

Representando a CTB, o secretário de Relações Internacionais, Divanilton Pereira, alertou sobre as tentativas de desgastar a empresa. “Vivemos uma grande transição no mundo polar. E o Brasil está inserido nessa disputa da geopolítica. É inadmissível que uma minoria que não aceita o resultado [nas urnas] desestabilize a nossa Petrobrás. É esse partido que tenta impedir que o Brasil desenvolva seu projeto próprio”, disse.

Ele também destacou que a atividade da Frente Parlamentar “não é apenas um ensaio, mas a retomada de um movimento cívico em defesa da indústria nacional, da engenharia e da soberania nacional”.

Uma comitiva da CTB, entre militantes e dirigentes, participou da reunião, fazendo coro às palavras de ordem “Da Petrobras não abro mão, quero petróleo cem por cento pra nação”, ditas em apoio aos pronunciamentos dos parlamentares.

As próximas ações da Frente Parlamentar é mobilização interna no Congresso para tentar barrar iniciativas de quebrar o regime de partilha, adotado na área do pré-sal, e propostas de privatização. Também serão realizadas audiências públicas com representantes dos trabalhadores petroleiros, das centrais sindicais e movimentos sociais, dialogar com a presidência e a direção da Petrobras, com a Agência Nacional do Petróleo, e realizar mobilizações.

Além de Davidson Magalhães, a coordenação é formada pelos deputados Vicentinho (PT-SP), Aliel Machado (PCdoB-PR), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Zeca do PT (PT-MS) e os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Antonio Carlos Valadares (PSB, ex-governador de Sergipe), Fátima Bezerra (PT-RN) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Para ser criada, a frente teve o apoio de 210 deputados federais e 42 senadores, que subscreveram a proposta de criação.

Fonte: Portal CTB