Na Câmara, estudantes reclamam de dificuldade de acesso ao Fies

As mudanças em regras no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as dificuldades para renovar e firmar novos contratos foram discutidas ontem (25/3) por representantes do governo, de estudantes, dirigentes de instituições de ensino superior privado e parlamentares em Comissão Geral da Câmara dos Deputados.

Os estudantes reclamam de dificuldades para acessar o sistema do Fies e concluir a requisição de novos contratos. Também destacam as dificuldades nos pedidos de renovação e estão inseguros com a entrada e a permanência no ensino superior. “Queremos entender o que vai acontecer com os alunos que já estão matriculados e passam dias e noites na frente do computador, no sitedo Fies, encontrando mensagens de erros”, disse o coordenador do Movimento em Defesa do Fies, Ricardo Holz.

O ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, disse que as renovações de contratos do fundo serão garantidas. Dos 1,9 milhão de contratos do Fies em vigência, 1,2 milhão já foram renovados, informou Costa. São 200 mil os estudantes que se inscreveram para novos contratos do programa neste ano.

O prazo final para inscrições é 30 de abril. Na avaliação do ministro, não será preciso ampliar o prazo. “Todos os aditamentos serão garantidos. Problema do sistema superado, vagas garantidas para os que já estão [no Fies] e vagas novas para os que querem entrar. Este é o compromisso do governo”, disse Luiz Cláudio Costa. “Em uma época de ajustes necessários, garantimos o aditamento de todos os contratos”, acrescentou.