Lula é intitulado Doutor Honoris Causa da UFBA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta terça (20) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A sessão solene de outorga do título, concedido a pessoas eminentes – que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário -, contou com a presença de políticos de expressividade no cenário nacional, além de sindicalistas, comunidade acadêmica e movimentos sociais diversos.

Foto: Américo Barros

No Salão Nobre da Reitoria da UFBA, a reitora da instituição, Dora Leal Rosa, justificou outorga. “Os conselheiros entenderam que a biografia de Lula representa uma contribuição para um Brasil livre e democrático porque, além de ter sido o primeiro presidente do País a emergir das camadas sociais, do operariado, ele lutou pela constituição de uma verdadeira e sólida cidadania para os brasileiros”, afirmou a reitora, aprovando a proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), que sugeriu a homenagem em 30 de outubro de 2002, logo no início do primeiro mandato do então presidente Lula.

Emocionado, Lula agradeceu a homenagem que já foi prestada a personalidades como o escritor baiano Jorge Amado, o compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, o arquiteto Oscar Niemayer, dentre outros. “o Brasil se voltou para a democratização do ensino superior e o investimento em educação triplicou de R$17 bilhões, em 2003, para R$65 bilhões”, em 2010, atendendo, principalmente, a estudantes de baixa renda. “Nunca tivemos tantas escolas técnicas e universidades”, ressaltou os feitos de seu governo.

21/09/2011 – Ascom ASSUFBA Sindicato