Ministério da Saúde investe R$ 8 milhões em atendimento psicossocial a vítimas de violência

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a destinação de R$ 8 milhões para fortalecer o atendimento psicossocial a mães e familiares vítimas de violência. A medida, parte integrante do segundo Pacote pela Igualdade Racial, e visa aprimorar as ações afirmativas em prol da população negra.

O investimento será direcionado à formação de profissionais que desempenham papéis no suporte psicológico a essas vítimas. Além disso, a verba contribuirá para a elaboração de um protocolo de atendimento e a definição de diretrizes que supervisionarão a rede socioassistencial do Estado.

Os estados da Bahia e do Rio de Janeiro foram escolhidos como locais para o projeto piloto. Cinco universidades públicas, incluindo UFBA, Unifesp, UFC, UFRJ e UFF, darão suporte técnico à iniciativa.

O Pacote pela Igualdade Racial, assinado pelo presidente Lula envolvendo dez ministérios e órgãos federais, propõe uma abordagem interministerial para garantir e ampliar os direitos fundamentais da população negra. Entre as iniciativas destacam-se programas nacionais, titulações de territórios quilombolas, bolsas de intercâmbio e o reconhecimento do hip-hop como referência cultural.