Minuta dos Turnos Contínuos da UFRB é aprovada em reunião do Consuni

A Minuta da Resolução de Regulamentação do Processo de Implementação e Avaliação da Flexibilização para Ajuste de Turnos Contínuos da UFRB foi aprovada por unanimidade, durante sessão extraordinária do Conselho Universitário. O encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira (30/6), na Sala dos Conselhos do prédio da Reitoria, e contou com grande presença dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

A aprovação da Minuta dos Turnos Contínuos se consagrou como um momento ímpar para os técnico-administrativos da UFRB e o apoio oferecido a esta luta pela Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) e por parte do Coletivo Central Estudantil da Federal do Recôncavo (CCE -UFRB) foi de grande importância.

A jornada em turnos contínuos de trabalho para os servidores técnico-administrativos da UFRB é uma reivindicação histórica, encampada pela Assufba Sindicato e foi pauta das greves de 2007, 2011, 2012 e prioritariamente neste ano. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) tem lutado também pela jornada contínua para os técnico-administrativos, o que proporciona um caráter nacional a reivindicação.

Com a implantação dos Turnos Contínuos, sociedade e servidores ganharão. Haverá a melhoria no atendimento a comunidade acadêmica interna e externa, ampliação do funcionamento dos setores e atendimento ao público, com o atendimento pleno das 7h às 22h ou no mínimo 12 horas (7h às 19h) ininterruptas.

Além disso, tal mudança permitirá melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores com o aumento do tempo livre, o que possibilitará maior investimento individual e institucional em programas de desenvolvimento e capacitação, entre outros benefícios.