Moções aprovadas na reunião do Comando Nacional de Greve

O Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA Sindical reunido na manhã de sábado, 12, na Universidade de Brasília (UnB) definiu o calendário da semana de 14 a 18 de novembro. Também foram aprovadas as seguintes moções:

 

Moção de Repúdio

O CNG aprovou a moção de repúdio a atuação violenta e truculenta da Brigada Militar (BM) do estado do Rio Grande dos Sul (RS) durante os atos realizados ao longo do dia 11 de novembro em Porto Alegre contra a PEC 55/16, o projeto Escola Sem Partido e a PEC da Reforma do Ensino Médio. Da violência da BM resultaram vários colegas, estudantes e demais participantes feridos com balas de borracha e intoxicados pelas bombas lançadas que, necessitando de atendimento médico. O CNG Fasubra reafirma seu total apoio às ocupações estudantis que estão ocorrendo em todo o país e a convicção de que a nossa luta não será derrotada através da violência. Todo apoio aos que lutam contra a PEC 55/2016.

 

 

Moção de Louvor

O CNG aprovou a moção de louvor ao apoio do MST/RS às ocupações estudantis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mediante a doação de 1/2 tonelada de alimentos dos assentamentos. Somente a unidade dos que lutam contra a PEC 55/2016 nos fará garantir uma vitória nesta luta.

 

CAMPANHA: A UNILA é de FOZ!

Você provavelmente não sabe disso:

1. Os recursos e investimentos de professores, técnicos e estudantes da UNILA em Foz do Iguaçu somam aproximadamente 100 MILHÕES de reais anuais para o PIB da cidade. Isso gera milhares de empregos nos setores do comércio e de serviços.

2. A UNILA mantém dezenas de projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população de Foz, em diversas áreas, como educação, saúde, tecnologia, moradia popular, entre muitas outras.

3. Infelizmente, o número de estudantes de outros países vem caindo anualmente, devido aos cortes de subsídios que o governo federal vem impondo desde 2015. Hoje não passa de 30% o número de estrangeiros na UNILA. Isso é uma pena, pois os grandes países do mundo investem muito na atração de estudantes e professores de outros países, como acontece nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra e em muitos outros. O intercâmbio acadêmico é uma prática muito importante das grandes universidades no mundo.

4. Como a UNILA não preenche todas as vagas destinadas aos estrangeiros, todos os semestres são abertos processos de preenchimento dessas vagas, que podem ser ocupadas por pessoas com diploma ou que estejam cursando outras universidades.  Ou seja, é uma oportunidade para muitos estudantes de Foz trocarem uma universidade paga por uma gratuita.

5. A grande maioria dos professores da UNILA é formada por doutores. Isso oferece uma formação de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão que as universidades particulares não podem oferecer, pois elas não contratam muitos doutores, preferem economizar nos salários.

6. A UNILA oferece 29 cursos de graduação, diversas especializações e cinco mestrados, em diversas áreas, como ciências humanas, sociais, educação, artes, ciências exatas, engenharias e ciências da saúde. Na cidade temos ainda um campus da UNIOESTE, por isso Foz está se tornando um pólo universitário muito importante no Sul do Brasil.

7. Por fim, mesmo com a queda nos investimentos para atrair estrangeiros, a UNILA ainda conta com estudantes, professores e técnicos de diversos países, como Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Bolívia, Peru, Venezuela, Equador, El Salvador, Haiti, Cuba, Espanha, Portugal e França, entre outros.  Isso prporciona uma diversidade cultural muito interessante, e uma grande oportunidade para quem quer aprender outros idiomas, conhecer outras culturas e aprender a conviver para construir um futuro de paz e harmonia entre os povos.

Agora que você sabe tudo isso sobre a UNILA, não ajude a reproduzir ideias preconceituosas sobre esse importante patrimônio de Foz do Iguaçu.  Quem não gosta da UNILA são as universidades particulares, pois elas querem lucrar com o ensino superior e fazem de tudo para alimentar o preconceito contra a UNILA. Não entre nessa.

A UNILA é de FOZ!

Compartilhe essa ideia!

Fonte: FASUBRA