MPF quer esclarecimentos sobre omissão da pasta ministrada por Damares nas denúncias feitas através do disque 100 e 180

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou um ofício, na última sexta-feira (28/08), solicitando ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, informações sobre o relatório do último ano da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. A solicitação se deu porque a pasta omitiu as respostas e encaminhamentos das denúncias recebidas através do Disque Direitos Humanos (Disque 100), Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e Conselhos Tutelares.

A MPF pede que seja revelada a quantidade de denúncias formalizadas, encaminhadas para apuração e com medidas de proteção das 86.837 ligações de violência contra crianças e adolescentes registradas, que não teve as providências tomadas reveladas. Ao todo, foram feitos 27 questionamentos a pasta ministrada por Damares.

O intuito da MPF é compreender as inconsistências identificadas e contribuir para melhorias no serviço. Foi solicitado também as denúncias de violência contra pessoas com deficiência, LGBTs, mulheres, negros, indígenas, população de rua, conflitos agrários e fundiários, violência na internet e violência policial.