Mulheres convocam ato “Bolsonaro Nunca Mais” para o dia 4 de dezembro

Coletivos organizados por mulheres convocam manifestações, com o lema “Bolsonaro Nunca Mais”, no dia 4 de dezembro. Os atos devem acontecer em todo o país para reafirmar a luta por igualdade de direitos para todas as pessoas.

Desde que Bolsonaro assumiu a presidência, a vida das mulheres brasileiras piorou muito. O presidente desferiu uma série de ataques misóginos, além de enfraquecer políticas públicas voltadas para as mulheres.

Entre janeiro de 2019 e julho de 2021, o Planalto deixou de gastar R$ 376,4 milhões dos R$ 1,1 bilhão para 10 rubricas que têm as mulheres como público-alvo no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e no Ministério da Saúde.

Além da falta de iniciativas por parte do governo, as mulheres foram mais impactadas na pandemia de Covid-19 e assumiram mais tarefas domésticas do que os homens durante a crise sanitária.
Em média, mulheres dedicam 10,4 horas por semana a mais que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. Também têm mais dificuldades no mercado de trabalho. Embora minoria no mercado de trabalho formal, elas concentram quase dois terços (65,6%) das demissões durante a pandemia, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

Infelizmente, a desigualdade de gênero persiste no Brasil, com o agravante da violência. Uma em cada quatro mulheres afirma que foi vítima de violência na pandemia, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

Neste sentido, a ASSUFBA chama a atenção também para a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – no mundo são 16 dias – que começa no dia 25 de e termina no em 10 de dezembro.

O Sindicato também reforça a importância do ato do dia 4, que é convocado é fruto da união das centrais sindicais, com a CTB, as secretarias de mulheres dos partidos de esquerda, entidades feministas, além de movimentos social e sindical.

🗣️ Bolsonaro Nunca Mais!