Mulheres: vivas, livres e resistentes. Hoje é dia de voltar às ruas

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as mulheres de todo o país voltam às ruas como forma de fortalecer a resistência e a luta por vida, liberdade, justiça e direitos. Em Salvador, a ASSUFBA se junta a outras categorias em caminhada que tem concentração na praça da Sé, a partir das 13h.

Após as manifestações do #EleNão, que tomaram o país e o mundo, contra o discurso de ódio e sexismo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), as mulheres tomam as ruas para alertar a sociedade sobre os retrocessos e as ameaças do atual governo. O legado da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em 2018, também será lembrado com o mote “Pela vida das mulheres, somos todas Marielle”.

Embora tenha havido avanços ao longo dos anos, muita coisa ainda tem de mudar. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo entre os países que mais matam mulheres, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No país, o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. Na Bahia, o número de homicídios contra mulheres disparou 81,5% em 10 anos. 

Portanto, a ASSUFBA parabeniza as servidores pela passagem da data. Mas, acima de tudo, reafirma que é preciso resistir para que o país passe pelas transformações necessárias. É preciso acabar com a violência e todo os tipos de preconceitos. É um dia de luta e reflexão.