Museu Afro-Brasileiro promove atividades no mês da Consciência Negra

MuseuAfrobrasileiro_Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO) promove nos dias 7, 14 e 21 de novembro, o Encontro “O MAFRO e Você” para celebrar o momento junto às comunidades negras, religiosas e culturais de Salvador. Com sessões semanais, sempre a partir das 16h30 das quintas-feiras, a programação terá painéis de discussão e apresentações musicais, com participações de lideranças religiosas, professores, estudantes, pesquisadores e o público em geral.

Este ano, os temas de abordagem são o perfil do MAFRO e instituições vizinhas; histórias de vida e a identidade cultural de tradição bantu. A coordenadora Graça Teixeira informa que o acesso é livre a todos os interessados em conhecer ou aprender um pouco sobre a cultura afro-brasileira e que as atividades foram pensadas para facilitar a participação das pessoas e estreitar laços com a comunidade interessada nos assuntos étnicos da Bahia. Na sua avaliação, os encontros temáticos refletem as várias vertentes de uma sociedade multicultural em constante movimento cujos valores devem ser visibilizados.

As atividades acontecerão na Sala de Carybé, no Museu Afro-Brasileiro que está localizado no prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. Mais informações pelo telefone 71 3283-5540 ou no site http://www.mafro.ceao.ufba.br.

 

 

Programação

 

07/11, 16h30

 

Painel Entre instituições

 

Palestrantes: Profa. Ms. Analia Santana (Irmandade do Rosário dos Pretos) e Profa. Mara Felipe (Escola Criativa Olodum).

 

 

 

14/11, 16h30

 

Painel Na memória

 

Palestrantes: Mestrandos Vivian Caroline Queirós (Poscult/Ufba) e Rychelmy Veiga (Posafro/Ufba).

 

 

 

21/11, 16h30

 

Painel Em conversa transatlântica

 

Palestrantes: Mobassi Maurin Jonathan (Museu da Bacia do Congo) e Taata Konmannanjy (Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – Acbantu).

 

Encerramento: Recital Dramático com o ator Ronei Silva.

 

Fonte: UFBA em Pauta