57 novos agrotóxicos foram autorizados no país; ritmo de liberação é o maior desde 2005

O governo Bolsonaro segue autorizando mais venenos para as mesas do povo brasileiro. Foram liberados novos 57 agrotóxicos no país, sendo 55 produtos genéricos misturados com outras substâncias químicas. Segundo levantamento realizado pela ONG Greenpeace, 41% dos produtos são considerados extremamente tóxicos, enquanto 32% são proibidos na Europa.

Apenas neste ano, sob a gestão de Jair Bolsonaro, foram liberados 439 agrotóxicos para consumo no Brasil. Em julho, número chegava a 290 e não parou de crescer, sendo contabilizados 353 em setembro. O ritmo da liberação de agrotóxico é o maior desde 2005, aponta dados do Ministério da Agricultura.

Agrotóxicos são substâncias utilizadas para redução de fungos, insetos e plantas indesejáveis nas plantações comerciais. Entretanto, em contato com o ser humano, podem causar efeitos colaterais graves devido à exposição. Doenças como câncer e doença de Parkinson, podem vir a ocorrer a partir do consumo destes venenos.

Os dados coletados pelo Greenpeace ainda mostram que, durante os anos de 2007 e 2015, cerca de 84,2 mil pacientes foram registrados com problemas decorrentes às substâncias. De acordo com Instituto Nacional do Câncer, desde 2009, o Brasil é o maior consumidor mundial de produtos com agrotóxicos. Apenas em 2017, o país utilizou 539,9 mil toneladas de pesticidas, segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).