Número de servidores públicos se aposentando bate recorde em 2019

O funcionalismo público sofreu um rombo no quadro de servidores. No final do ano passado, 36 mil funcionários do governo se desligaram. A quantidade bateu recorde com 91% a mais do que em 2018 e igualando as aposentadorias ocorridas em 1995, quando 36.869 servidores se aposentaram.

A corrida pela aposentadoria ocorreu por causa das ameaças da nova reforma da Previdência. Só os desligamentos por tempo de trabalho chegaram a 18.837. E não deve parar por ai, segundo o Ministério da Economia, 25 mil servidores estão na expectativa de deixar os cargos a partir deste ano.

A pasta atribuiu três principais causas para justificar as aposentadorias em massa. Segundo o ministério, o perfil demográfico é o primeiro motivo, pois em 1980 ocorreram muitas contratações, o que implica com a idade de aposentadoria dos servidores, de 58 anos. A segunda causa é a combinação de um contingente alto de servidores prontos para se aposentar com a incorporação das Gratificações de Desempenho às aposentadorias. E por último, o ministério concordou que o terceiro motivo pelas aposentadorias em massa é a reforma da previdência de Bolsonaro.