Obras de Reforma de anexo da FMB são entregues

Espaço físico se adequa ao currículo do curso

Espaço físico se adequa ao currículo do curso

Com a participação da comunidade da Faculdade de Medicina da UFBA, a Reitora, professora Dora Leal Rosa, entregou, na manhã desta sexta-feira (23/08), as obras de ampliação e reforma do Anexo I da Faculdade de Medicina da Bahia – Doutora Rita Lobato Velho Lopes, no Vale do Canela. As melhorias realizadas atendem à antiga necessidade de adequação do espaço físico à estrutura curricular idealizada para o curso de Medicina, “sem suntuosidade, mas com dignidade para uma unidade que representa a esperança, pois nela são formados aqueles que cuidarão da saúde das pessoas”, pontuou a Reitora.

A diretora da FMB, professora Lorene Louise Silva Pinto, destacou que “a requalificação do Anexo é prioritária para a graduação, pois a unidade ministra 70 componentes curriculares para cerca de mil estudantes e precisa de ambientes adequados aos pequenos grupos que assistem às aulas nos diversos laboratórios de habilidades, ao longo dos seis anos de duração do curso”. O integrante do Diretório Acadêmico de Medicina, o estudante do terceiro semestre, André Luís, recapitulou a luta dos estudantes em prol de atenção e cuidado para o prédio onde são realizadas importantes atividades para a formação estudantil.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da Reitora Dora Leal; do vice-reitor, Rogério Leal Bastos; da diretora da FMB, professora Lorene Pinto; do vice diretor da FMB, Luiz Fernando Adan; do ex-diretor, professor José Tavares Neto; do Superintendente de infraestrutura e meio ambiente, Fábio Velame, além de estudantes e professores que participaram do V Seminário Estudantil de Pesquisa que foi realizado durante a manhã.

Adequação do Espaço

Diante das especificidades do desenho curricular do curso de Medicina, o prédio precisava passar por uma completa reforma para servir adequadamente às turmas que se reúnem em espaços pequenos por necessitarem de maior proximidade com os professores nos laboratórios de treinamento e simulação, informou a diretora. Além disso, era preciso melhorar as instalações sanitárias, possibilitar o acesso a pessoas com necessidades especiais e modernizar os equipamentos.

O processo de ampliação e reforma, que durou 14 meses, esclarece o Vice-Reitor Luiz Rogério Bastos Leal, atendeu a compromissos com o Ministério da Educação/SESU, a partir do Termo de Saneamento de Deficiências. A reforma representa um investimento total de R$ 3.239.330,64. R$ 2.000.000,00 são provenientes do Projeto Restauração da Faculdade de Medicina – TSD/SESU/MEC, e 1.239.330,64, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. O projeto de ampliação e reforma foi elaborado pelo arquiteto Nelson Damasceno, da SUMAI, que buscou preservar as características originais do prédio, de autoria dos professores Analdino Lisboa e Carlos Campos da FAUFBA.

O prédio que leva o nome da primeira mulher formada em Medicina no Brasil, em dezembro de 1887, possui quatro pavimentos, e a obra contemplou a reforma de 13 salas teóricas para 40 e 60 alunos, 02 auditórios para 120 pessoas, 01 laboratório de informática, 07 laboratórios de práticas cirúrgicas, salas de apoio administrativo, salas de reuniões, salas de video-conferência, requalificação da área de convivência nomeado “Espaço Sérgio Cardoso”, diretórios acadêmicos e sanitários. A ampliação contemplou a requalificação do laboratório de pesquisa e experimentação cirúrgica e a instalação de 02 novas salas para projetos de iniciação científica. Além destas intervenções foram requalificadas as instalações elétricas, com nova subestação, instalações de lógica e climatização e encontra-se em fase de instalação e montagem do mobiliário e laboratórios.

Veja as fotos da cerimônia de entrega do Anexo e suas dependências.

 
Fonte: www.ufba.br