Ocupação dos leitos de UTI pela Covid-19 aumenta, aponta Fiocruz

A pandemia avança novamente. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avaliaram no boletim do Observatório Covid-19, divulgado nesta quarta-feira (26/01), que a ocupação de leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos com Covid-19 está aumentando com a rápida disseminação da variante Ômicron, 

“Não se pode ignorar que o quadro está piorando, apesar de estar claro que o cenário com a vacinação é muito diferente daquele observado em momentos anteriores mais críticos da pandemia, nos quais se dispunha de muito mais leitos”, diz o boletim.

O aumento no número de internações já levou 12 estados à zona de alerta intermediário, em que entre 60% e 80% dos leitos de UTI estão ocupados. Além disso, as internações chegaram à zona crítica, com ao menos 80% de leitos ocupados, em Pernambuco (81%), Espírito Santo (80%), Goiás (82%), Piauí (82%), Rio Grande do Norte (83%), Mato Grosso do Sul (80%) e Distrito Federal (98%).

A proteção contra o vírus deve continuar. “É fundamental empreender esforços para avançar na vacinação e controlar a disseminação da Covid-19, com o endurecimento da obrigatoriedade de uso de máscaras e de passaporte vacinal em locais públicos, e deflagrar campanhas para orientar a população sobre o autoisolamento ao aparecimento de sintomas, evitando, inclusive, a transmissão intradomiciliar”, destaca o boletim.