OMS alerta risco de 4ª onda da Covid-19. Carnaval não deve ser uma opção diante do quadro vacinal brasileiro

Carnaval não deveria ser uma opção de retomada neste momento. De acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma “quarta onda” da Covid-19 que afeta a Europa deve ser uma tendência global. “O mundo, na verdade, está entrando em uma quarta onda, mas as regiões tiveram comportamento diferente em relação à pandemia“, disse a diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos da entidade, Mariângela Simão. 

Apesar da adesão à vacina contra o vírus, uma grande porcentagem da população ainda não concluiu o esquema vacinal, o que aumenta as chances de contaminação e agravamento da doença. Se na Europa, países com taxas de vacinação superiores às do Brasil, como a Alemanha, o cenário atual é o pior desde o início da pandemia, não é necessário colocar o Brasil à prova. Como o vírus tem potencial, ainda que reduzido, de ser transmitido entre vacinados, menos mortes ainda serão muitas em um cenário de descontrole generalizado.

“Me preocupa bastante quando vejo no Brasil a discussão sobre o Carnaval. É uma condição extremamente propícia para o aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar as ações para 2022”, declarou Mariângela. Ela teme uma disseminação descontrolada do vírus. Mesmo com a melhora no quadro geral da pandemia no país após o avanço da vacinação, a transmissão segue forte e de forma comunitária. Existem riscos de novas variantes mais agressivas surgirem com a ampliação da transmissão, mesmo com maioria dos brasileiros vacinados.