OMS anuncia pandemia de coronavírus e alerta para possível aumento de casos; na Bahia, Feira de Santana confirma terceiro caso

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nesta quarta-feira (11/03). O órgão ainda informou que os registros de casos, mortes e números de países atingidos devem crescer.

Até a noite desta quarta-feira, foram registrados no Brasil 52 casos confirmados da doença, segundo o Ministério da Saúde. Porém, após o fechamento dos dados, o Hospital Albert Einstein (São Paulo) registrou mais 16 casos, além da terceira confirmação positiva em Feira de Santana, na Bahia.

No estado baiano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contabilizou 187 casos de suspeita de infecção pelo Covid-19. Deste número, 133 já foram descartados, enquanto 51 aguardam análise laboratorial.

O risco de evolução da doença é grande, conforme análise do Instituto Pensi. O levantamento se baseia nos casos registrados em outros países e alerta que, ao chegar ao 50° infectado, o Brasil sofreria um aumento exponencial da doença, com possibilidade de chegar a 4 mil casos após 15 dias do registro.

 

Foto: Mori/Office of the President