OMS cobra do governo brasileiro assistência à população de comunidades

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nesta segunda-feira (10/08), sobre a transmissão comunitária do coronavírus no Brasil e a negligência do governo diante da população que necessita de assistência. O país já ultrapassou a marca de 3 milhões de casos registrados, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa.

Segundo o diretor de emergências, Michael Ryan, “o Brasil está sustentando um nível muito alto de epidemia. A curva [de transmissão] achatou um pouco, mas não está diminuindo”. O representante da OMS ainda afirmou que “muitos dos indicadores para o Brasil estão realmente apontando para transmissão comunitária contínua, pressão contínua no sistema de saúde”.

Michael cobrou ainda o apoio do governo à população e falou sobre os que vivem em condições de moradia precárias. “É muito difícil, porém, para muitas, muitas pessoas no Brasil – muitas vivem em lugares superlotados e pobres, onde sustentar esse tipo de atividade é difícil. O governo deveria estar apoiando essas comunidades – é muito difícil agir como uma comunidade se você não tem apoio”, lembrou. “Você precisa empoderar as pessoas com atos, recursos, conhecimento. As comunidades não podem agir com as mãos atadas. Elas precisam receber os meios, os recursos, o conhecimento”, afirmou Ryan.