Os classistas na construção da unidade dos servidores públicos

O Fonasefe é um fórum de entidades dos servidores públicos federais, composto por entidade eleitas, democraticamente, em suas instâncias e com histórico de lutas nas instituições e nas ruas. Como todo fórum, deve ser plural e não discriminar nem desrespeitar nenhuma posição político-partidária.

Os trabalhadores e trabalhadoras classistas, pertencentes a diversas entidades de lutas, atuam e ajudam a construir este importante fórum de defesa dos trabalhadores e dos serviços públicos, no âmbito federal, por meio de suas entidades sindicais, filiadas a CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Atuamos por meio dos dirigentes nacionais cetebistas, das direções de base, ou simplesmente dos filiados a uma dessas entidades, jogando papel de destaque nesse fórum nacional, principalmente neste último período, com a luta contra a PEC 32 e a PEC 23, em Brasília ou nos estados.

Reafirmamos que nossa tarefa é construir unidade do movimento sindical, independentemente de suas ideologias e filiação partidária. Respeitamos todos e todas, de acordo com um dos mais importantes princípios da CTB – que é ser uma organização de caráter sindical, classista, autônoma e democrática, sendo, portanto, uma entidade plural. 

Na atual conjuntura política, econômica e sanitária em que vive o País, é importante não dividir, nos unir em torno de uma pauta unitária. É importante ser vanguarda, mas sem fazer discursos vanguardistas que, neste momento, só interessam aos negacionistas do presidente e seus seguidores.

Diante disso, os militantes da CTB reafirmam seu compromisso com os trabalhadores, com a unidade da classe trabalhadora e, em especial, com os trabalhadores do serviço públicos federal em luta – e reafirmam seu apoio irrestrito a jornada de lutas de 14 a 25 de fevereiro de 2022, na construção da greve indicada para dia 9 de março, como o único instrumento para demover este governo genocida de seu intuito de destruir e privatizar os serviços público no Brasil.

Nossas vitórias serão do tamanho de nossas lutas. Vida longa aos que constroem e organizam os trabalhadores e trabalhadoras!

* João Paulo Ribeiro é secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB