País desigual: Brasil têm segunda maior concentração de renda do mundo

O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgado nesta segunda-feira (9/12), aponta que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países com a maior concentração de renda do mundo. Contudo, essa renda possui péssima distribuição entre sua população. Em primeiro lugar está o Catar com 29% da renda total nas mãos dos 1% mais ricos, enquanto no Brasil 1% mais ricos concentram 28,3%.

Os 10% mais ricos do país também detém de grande parte da renda brasileira. No total, essa pequena parcela da população contém 41,9%. O levantamento contabilizou a concentração em outros países da América do Sul. Logo após o Brasil está o Chile, com 23,7% de sua renda concentrada entre os 1% mais ricos, em terceiro lugar do ranking. Os colombianos aparecem mais distantes do Brasil, em nono lugar, com taxa entre os 1% mais ricos de 20,5%.

O levantamento também avaliou os países a partir do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Brasil ocupou o 79° lugar na lista, mas caiu uma posição no ranking mundial de 78ª para 79ª. As bases utilizadas para avaliar o IDH são os indicadores de saúde, educação e renda, e são medidos anualmente, com valores de 0 a 1. Quanto maior o IDH, mais desenvolvido o país.