Países que concentram vacinas atravessam quarta onda de Covid-19

Mesmo com a vacina e estudos científicos sobre a Covid-19, a OMS adverte que a pandemia está longe de terminar. Infelizmente os países que concentram maiores quantidades de imunizantes estão indo para a quarta onda da doença desde julho. Os EUA continuam liderando o ranking mundial. Crianças e adolescentes são os mais afetados.

A situação se agrava, pois a maioria dos fabricantes dá prioridade à aprovação dos órgãos reguladores de nações mais desenvolvidas, ao invés de apresentar para a OMS, que pode fazer a distribuição equitativa. Assim, esses países vão concentrando vacinas, acabam perdendo, pois passam da validade, dificultando o combate à doença. 

Novas variantes

Paralelamente, a variante delta, ainda mais contagiosa, abre um novo capítulo na pandemia de Covid-19. Esse fato, junto com a lenta cobertura vacinal e a flexibilização das medidas de isolamento, dá espaço para se replicar pelo país, como o caso dos EUA e Brasil, onde mais predomina e deve ficar até o final de 2022.

Além disso, alguns cientistas afirmam que algumas vacinas podem perder sua efetividade após seis meses de aplicação, por isso será necessário a terceira dose. Sendo assim, o ideal é tomar todas as vacinas, para aumentar a prevenção.