Paralisação de professores tem adesão de 22 estados, diz sindicato

Paralisação vai até quinta e inclui ato em Brasília na quarta-feira (24). DF, AM, AP, RR e RJ são os únicos estados que não aderiram, diz CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) afirmou que 22 estados aderiram ao primeiro dos três dias de paralisação convocado pela entidade, que começou nesta terça-feira (23) e continuará na quarta e na quinta-feira (24 e 25). A CNTE representa professores e trabalhadores em educação de sindicatos de todo o país, com exceção do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria, apenas o Distrito Federal e os estados do Amazonas, Amapá e Roraima deixaram de paralisar as atividades, além do Rio de Janeiro.

Nesta quarta-feira (24), os manifestantes pretendem realizar um ato no Congresso Nacional, em Brasília, e se reunir com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.

Na pauta de reivindicações da entidade estão a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação, a aprovação imediata do Plano Nacional da Educação (PNE), que prevê a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país para a educação até 2020, o estabelecimento de planos de carreira para os profissionais da educação e o piso salarial profissional nacional para todos os profissionais da educação, entre outros.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da CNTE, os trabalhadores de São Paulo e do Maranhão aprovaram a manutenção da greve após o fim da jornada de paralisação.

Fonte: http://g1.globo.com