PCCTAE é debatido com a presença de representações da categoria

Com o objetivo de discutir carreira e concepção de Estado, foi realizado o Seminário Nacional da Carreira – 10 Anos de PCCTAE: Perspectivas para a carreira dos TAE, nos dias 22 e 23 de novembro. O evento, organizado pela Fasubra Sindical, reuniu em Brasília/DF representantes de 29 entidades da base da federação. Na abertura, a Direção da Federação cumprimentou a todos os participantes e salientou a necessidade de pensar as formas de aprimorar a Lei da Carreira (lei 11.091/2005), que completará 10 anos em 2015.

O debate foi dividido em dois temas: Estruturação da Carreira na Administração Pública e Concepção de Carreira. No primeiro, foi feito um resgate histórico do processo de constituição do Estado, a forma como são elaboradas as diretrizes de planos de carreira pelos governos e a lógica opressiva que tenta reduzir direitos dos trabalhadores. No segundo, foram apontados os principais conceitos que fundamentam a carreira dos técnico-administrativos em Educação.

Segunda mesa

O debate ressaltou em várias falas a necessidade de se rever o Plano de Cargos e Carreiras dos Trabalhadores Técnico-Administrativos na busca de valorização profissional, melhores condições de trabalho e formação continuada. Os encaminhamentos apresentados no Seminário serão objeto de debate na Direção Nacional.