Pela segunda vez, consulta pública sobre o programa Future-se é aberta

A edição de sexta-feira (03/01) do DOU (Diário Oficial da União) trouxe o despacho da consulta pública sobre o projeto de lei que institui o Future-se. É a segunda vez que é a aberta a discussão sobre o programa que pretende privatizar as universidades federais. 

O programa Future-se foi lançado em 17 de julho de 2019 pelo MEC (Mistério da Educação) e tem como proposta, segundo o MEC, dar autonomia financeira a universidades e institutos federais por meio do fomento à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo. Isso significa que as universidades e institutos federais dependeram de fundo de investimentos, Setor Privado e Organizações Sociais.

Ao impor essas parcerias, as entidades passaram a interferir nas decisões das instituições, introduzindo interesses próprios, colocando em risco a autonomia das universidades.

Quem tiver interesse no tema pode enviar sugestões e criticas até o dia 24 de janeiro à Casa Civil pelo correio eletrônico futureseconsulta@mec.gov.br ou pelo site http://www.participa.br/future-se.