Pesquisa apresenta influência do marketing nos rótulos dos alimentos no momento da compra

Pesquisa realizada pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância) apresenta a influência dos rótulos de alimentos ultraprocessados nos hábitos alimentares de crianças brasileiras. Os grupos investigaram como estratégias de marketing influenciam no estímulo ao consumo destes produtos. Como resultado, foi proposto a Anvisa novos rótulos nos produtos em busca de conscientizar e alertar os consumidores.

A pesquisa identificou que produtos com embalagens de cores quentes, com destaque nos personagens e brindes estão entre os mais consumidos e mais chamam a atenção das crianças. Alimentos como bolos, refrigerantes, sucos, salgadinhos e biscoitos não são saudáveis e possuem alto índice de venda entre o público mais novo. A proposta do Idec e da Unicef à Anvisa é a utilização de um triângulo preto na frente das embalagens com a legenda “alto em”. A ideia é apresentar junto à embalagem os excessos contidos no produto, como açúcar, gordura e afins.

Este modelo de aviso aos riscos proporcionados por alimentos ultraprocessados já está presente em outros países da América do Sul, como no Chile, Peru e Uruguai. Os resultados nestes países são positivos, uma vez que houve a diminuição da compra destes alimentos menos saudáveis.

Desde setembro, a Anvisa têm contado com a população no debate sobre rotulagem nutricional, onde foi aberto um processo de consulta pública. A pesquisa do Idec e da Funcef foi lançada na última segunda-feira (4/11) e contou com a participação de 69 crianças.