Plenária Nacional da FASUBRA aprova conjunto de medidas e decide quem será apoiado (a) nas eleições presidenciais

Nos dias 3, 4 e 5 de junho, a FASUBRA Sindical realizou sua primeira plenária presencial, desde o início da pandemia. O evento aconteceu em Brasília e contou com a presença dos delegados da ASSUFBA Sindicato em todas as universidades que compõe a base do sindicato. No total foram 155 participantes, sendo 54 delegadas e 101 delegados, pertencentes às 39 entidades filiadas de base que retiraram os crachás no credenciamento.

O primeiro tema da Plenária foi sobre o “Teletrabalho nas IPE e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”. Entre os temas debatidos dentro da pauta do Teletrabalho, esteve a uberização do trabalho, o potencial de teletrabalho no Brasil, preocupação com o futuro pós-pandemia, além de tratar do Decreto nº 11.072 que fala sobre Programa de Gestão e Desempenho – PGD da adminstração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Os(as) delegados(as) aprovaram uma série de encaminhamentos, entre eles: a formação de Grupo de Trabalho para avaliação, discussão e elaboração de um Projeto que estude a viabilidade de Implantação do Programa de Gestão e Desempenho – PGD (teletrabalho e trabalho híbrido nas IPE) sem prejuízos aos trabalhadores e com a responsabilidade de refinar esta proposta de reivindicação em documento com o modelo do teletrabalho, a ser apresentado pelo conjunto dos representantes das universidades à categoria. O GT nacional será instalado nas “próximas semanas” e a Federação vai convocar a CNSC (Comissão Nacional de Supervisão da Carreira) para preparar e nivelar os/as representantes de base em reunião que acontece no dia 25 de junho de 2022, em local a ser definido.

No debate sobre as “Eleições e Democracia: a mobilização necessária para a garantia de direitos”, os delegados e delegadas aprovaram por amplíssima maioria, o apoio à candidatura de Lula à Presidência da República, nas próximas eleições em outubro, e decidiram também pela construção de uma Plataforma Programa a ser apresentada  aos candidatos(as) com intuito de defender o projeto de universidade que queremos no país, em especial dirigir à Lula que lidera todas as pesquisas e tem chances de vencer a eleição no primeiro turno. Fora Bolsonaro!

No ponto de pauta sobre a Campanha Salarial dos SPF, a plenária voltou a afirmar, à luz dos informes de base apresentados pelos(as) delegados(as), que a construção da “greve deve ser unificada com o conjunto dos Servidores Públicos Federais e no mínimo no setor da educação entre (Fasubra, Andes e Sinasefe)”. De acordo com o site da FASUBRA, a absorção do calendário do setor da educação e do Fonasefe também foi aprovada, com empenho total nos próximos atos que ocorrerão na quinta-feira (9/06) nos estados e no dia 14 de junho em Brasília, contra os cortes de verbas na educação e pela recomposição das perdas acumuladas; tudo isso em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, de qualidade e socialmente comprometida. Abaixo a fome! Fora Bolsonaro!

 

Foto de capa: Reprodução FASUBRA