Por 2 anos consecutivos, sob governo de Bolsonaro, Brasil cai posição no IDH

No governo de Bolsonaro, o Brasil caiu mais três posições ficando na 87ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). É a primeira vez que o país apresenta queda em dois anos seguidos. Em 2019, registrou IDH de 0,766, após 11 anos de crescimento. Em 2020, caiu para 0,758 e, em 2021, para 0,754. Quanto mais perto de 1 estiver um país, melhor o IDH.

Isso só demonstra que no governo de Bolsonaro a situação dos brasileiros, principalmente os mais pobres, só piora. Entre 191 países avaliados, atrás de 15 outras nações da América Latina e Caribe, o Brasil, que antes estava na 84ª posição, agora ocupa o 87º lugar do mundo em desenvolvimento humano, de acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), referente a dados de 2021. 

O IDH leva em conta a falta de expectativa de vida ao nascer, a escolaridade e a renda para dar dimensão ao bem-estar da população. A saúde, por conta da pandemia, foi o destaque em todo o mundo, mas principalmente no Brasil, pois como não teve um apoio maior do governo, a situação foi pior e também contribuiu para a queda do índice.