Professora da UFBA lança Memorial do Centenário da Primeira Maternidade do Brasil: 1910-2010

De autoria da enfermeira, professora aposentada da escola de Enfermagem da UFBA, Iracy Silva Costa, será lançado no próximo sábado, dia 27 de agosto, o Memorial do Centenário da Maternidade Climério de Oliveira/UFBA, obra que registra, de forma envolvente, toda a trajetória da primeira maternidade do nosso Pais, revelando a luta, a coragem e o compromisso daqueles que enfrentaram e enfrentam todas as dificuldades para estruturar este espaço que tanto contribuiu e continua contribuindo com a assistência à mulher e ao recém-nascido; com a formação de profissionais da saúde e com a produção de conhecimentos. O lançamento será no Yatch Clube da Bahia, às 15 horas.

Ao contar a história da Maternidade, a Profa. Iracy está contando uma história que viveu com toda intensidade e compromisso com a saúde da mulher e com a formação de enfermeiras. A história da Maternidade confunde-se com a sua própria história. Por isso, o lançamento do Memorial é parte das comemorações do seu aniversário de 90 anos. Dada a riqueza de detalhes, este Memorial é um registro de grande valor histórico para a Maternidade; para a Escola de Enfermagem e para a Universidade Federal da Bahia.

A Profa. Iracy foi graduada em Enfermagem pela escola de Enfermagem da UFBA, em 1951 e pós graduada em enfermagem Obstétrica pela Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1952. Durante dez anos, 1953 – 1963, foi administradora e coordenadora da Divisão de Enfermagem da Maternidade Climério de Oliveira, período em que implantou o serviço de Pré-Natal da Maternidade e o Programa de Assistência ao binômio mãe-filho, instituindo o alojamento conjunto. Neste mesmo período, como professora da Escola de Enfermagem da UFBA, foi chefe do Departamento de Enfermagem Obstétrica. Durante toda a sua vida profissional, atuou, ativamente, no curso de graduação e pós-graduação da EEUFBA. Participou e desenvolveu pesquisas e projetos de extensão no campo da Saúde Pública, incluindo Saúde da Mulher, Atividade com Curiosas, Saúde do Escolar, Saúde Rural/Assistência Sanitária Simplificada. Aposentou-se como professora Adjunta da Escola, em 1980. E, aos 90 anos, continua contribuindo com a UFBA.

Fonte: Site UFBA

26/08/2011