Projeto de Extensão da UFRB promove inclusão social através da Libras

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolve cursos de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos níveis básico e intermediário para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos, por meio do Projeto de Extensão “Librando”, no Campus Feira de Santana, destinado aos estudantes, professores e técnicos da UFRB, familiares de surdos, surdos e a comunidade externa interessada.

Os benefícios que os cursos trarão, ao seu final, para os envolvidos, são interação com as pessoas surdas que fazem parte da Associação de Surdos de Feira de Santana, a capacitação dos estudantes surdos da UFRB, conhecimento de Libras e da particularidade em sua aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita; além de fomentar a valorização e disseminação da Libras e da pessoa surda.

Devido à suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, os cursos são ministrados no formato on-line, através da plataforma Google Meet, em uma perspectiva dialógica e instrumental para que ao final do projeto, nas referidas etapas, os cursistas ouvintes tenham o conhecimento de Libras, se comunicando com os surdois de forma eficaz; e os cursistas surdos tenham o conhecimento da Língua Portuguesa escrita, aumentando vocabulários para o desenvolvimento da leitura e escrita, a partir de textos.

A cada semana são realizadas uma aula de Libras e outra aula de Língua Portuguesa, com duração de duas horas, cada. Ao final de cada curso “Libras para ouvintes” e “Língua Portuguesa escrita para surdos”, os participantes passarão por uma avaliação prática em Libras e em Língua Portuguesa, para, então, receberem a certificação de 80 horas.

O processo formativo em Libras para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos, se iniciou em 20 de abril passado com conclusão prevista para 20 de abril de 2023, quando alunos farão uma avaliação crítica dos cursos e se discutirá os pontos positivos e negativos do projeto como um todo.

O projeto conta com o apoio do estudante de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB e monitor do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) Victor Emanuel e de monitores voluntários da UFRB, Luémeri Paim e Vinícius Marques, com a colaboração dos professores especialistas Ismália Nasser (UFRB) e Kamyllo Alves (UFSC).

 

Fonte: UFRB