Pronzato lança documentário sobre 1ª greve durante a ditadura militar

O documentário ‘1968: a Greve de Contagem, primeira greve durante a ditadura militar’, do diretor Carlos Pronzato, terá um lançamento especial em Salvador, nesta quinta-feira (27/09), às 18h30. Será na Sala Walter da Silveira, Biblioteca Pública do Estado (rua General Labatut, 27, Barris) com a presença do diretor e debate posterior.

A obra comemora os cinquenta anos da primeira greve operaria durante a ditadura militar. Através de depoimentos de historiadores, investigadores e operários que participaram dessa histórica greve na Cidade Industrial de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, o documentário reconstrói este episódio que se prolongou naquele mesmo ano, em julho, na famosa greve de Osasco, em São Paulo, acirrando o confronto com a burguesia no período militar e lançando as sementes do novo sindicalismo que surgiria uma década depois.

Previamente será exibido o curta-metragem Retomadas Guarani Kaiowá, a luta pelo território (documentário/20 min./digital/2018) do mesmo diretor. A entrada é franca.

Fonte: Portal PCdoB