Proposta de Reforma da previdência será pauta da luta dos trabalhadores em 2017

O Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA Sindical se reuniu nesta manhã, 14, na Universidade de Brasília (UnB), para avaliar o fim da greve nacional dos trabalhadores técnico-administrativos em educação contra a aprovação da PEC 55/16.

 Para a FASUBRA, a greve unificada com Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) em aliança com os estudantes secundaristas e universitários, construiu até agora o maior enfrentamento com o governo ilegítimo de Temer.
 “Todavia, precisamos ampliar esse enfrentamento contra outros ataques como a reforma da previdência, sem perder de vista a palavra de ordem que envolve a derrubada do governo Temer e a convocação de eleições gerais no país, sob novas regras, mais democráticas”.
Segundo a FASUBRA, a greve nacional permitiu avançar a capacidade organizativa e unidade da educação pública, ocupando ruas e disputando a opinião pública. “Não conseguimos barrar a PEC 55, mas, estamos mais organizados para enfrentar os próximos passos do governo,que são, destruir a previdência e os direitos trabalhistas”.

 Após os atos de 29 de novembro e 13 de dezembro em que a polícia reprimiu violentamente trabalhadores técnico-administrativos, docentes e estudantes que participaram das manifestações, os delegados das entidades de base realizaram uma análise crítica, considerando a mudança de estratégia do movimento.

A greve contra a aprovação da PEC 55/16 se encerra no dia 15 de dezembro, após 53 instituições federais de ensino enfrentarem 53 dias de resistência.

 Fonte: FASUBRA