Proposta do PDTI 2014-2016 da UFBA está disponível para consulta

A proposta do planejamento das políticas, diretrizes, objetivos estratégicos, metas e ações de Tecnologia da Informação – Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para a Universidade já está disponível para consulta da comunidade acadêmica e pode ser acessada no link Proposta de PDTI 2014-2016. Depois de um trabalho elaborado ao longo de quase dez meses, o planejamento foi entregue à reitora Dora Leal, no último dia 18/08.

O planejamento, elaborado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), leva em consideração o quanto as atividades administrativas e acadêmicas dependem da tecnologia e estão cada vez mais relacionadas com o tratamento adequado das informações, do seu fluxo e disponibilidade para a comunidade interna e para a sociedade.

Essa forte dependência das políticas e práticas de TI demandam ações de planejamento e investimentos permanentes, alinhados com as necessidades da UFBA, por isso é necessária uma consulta à comunidade acadêmica (Diretorias de Unidades Universitárias e demais Órgãos da UFBA) e funciona como uma das premissas para fundamentar a proposta do modelado para o período remanescente do atual PDI da UFBA.

A proposta está disponível para consulta pela comunidade e somente após apreciação e aprovação pelo Consuni produzirá efeitos como plano institucional vigente. Como em todo processo de planejamento, o PDTI é um documento vivo que deverá subsidiar o planejamento, implementação e acompanhamento das ações nele previstas e deverá ser revisado de forma sistemática, anualmente ou quando forem identificadas necessidades específicas.

A elaboração do PDTI está alinhada com as diversas ações na área de governança de TI, que visam ao aumento da maturidade da governança institucional e à garantia que as tecnologias e sistemas de informação agreguem valor à instituição no cumprimento da sua missão.

As diretrizes para as capacitações na área de TI foram contempladas no capítulo 12 da proposta de PDTI, ressaltando-se o aumento da complexidade para o plano de gestão de pessoas, onde é referenciado o documento elaborado pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC/ANDIFES) e descreve a escassez histórica de recursos humanos na área de Tecnologia da Informação, tão necessários para atender áreas e especialidades com grandes exigências de qualificação. Leia a íntegra da proposta e envie sugestões e contribuições para o e-mail pdti@ufba.br.

Fonte: UFBA