Reajuste de plano de saúde individual vai ser em maio, segundo a ANS

Este ano, os planos de saúde — individual ou familiar novos — serão reajustados a partir de maio, informou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com a reguladora, a metodologia de cálculo da correção para estes planos será a mesma dos anos anteriores, ou seja, será a média do reajuste dos planos coletivos (os empresariais).

Idosos são os que mais sentem no bolso o custo da correção dos planos de saúde e dos medicamentos. Em 2011, o índice de reajuste ficou em 7,69%, com validade até abril de 2012 . Os usuários dos planos de saúde podem obter mais informações sobre reajustes de preços no site da agência na internet, no seguinte endereço: www.ans.org.br, no link Planos de Saúde e Operadoras — Espaço do Consumidor.

Desde agosto de 2009, a ANS discute a necessidade de adotar uma nova metodologia de reajuste de preços dos planos de saúde individuais ou familiares. Em junho de 2010, foi criada uma Câmara Técnica para esta finalidade, com a participação das operadoras, dos órgãos de defesa do consumidor, de entidades representativas das associações médicas, entre outras.

Por serem mercados distintos, o individual e o coletivo, é necessário adotar uma metodologia de reajuste de preço para o plano individual, desde que não onere o consumidor”, afirmou Gisele Rodrigues, pesquisadora de Seguros da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor — Proteste.

Fonte: Tribuna da Bahia