Reitora confirma eleição no COM-HUPES

A reitora da UFBA, Prof.ª Dora Leal Rosa afirmou em audiência com membros da comunidade que a posição da reitoria é a defesa das normas institucionais

 

Audiência com a reitoria da UFBA trata da eleição no Hupes. Foto: Foco Filmes/ Américo Barros

Audiência com a reitoria da UFBA trata da eleição no Hupes. Foto: Foco Filmes/ Américo Barros

A ASSUFBA Sindicato, DCE e membros da comunidade do COM-HUPES cobraram em audiência com a reitora Prof.ª Dora Leal Rosa um posicionamento da reitoria sobre as eleições no COM-HUPES, a reivindicação surgiu diante da instabilidade provocada pela situação de atraso no calendário aprovado pelo Conselho Gestor.

O coordenador geral da ASSUFBA e conselheiro universitário da UFBA, Renato Jorge Pinto, relatou à reitora a preocupação da ASSUFBA com o processo eleitoral no COM-HUPES e a postura adotada pelo diretor que tem causado uma série de transtornos na construção dessa agenda. “Da forma que as coisas estão acontecendo no hospital tem criado uma situação de ‘tensionamento’ muito grande, queremos a paz institucional através do respeito às normas que asseguram a democracia”.

A também conselheira universitária, Cássia Virginia B. Maciel, que é coordenadora de Comunicação da ASSUFBA Sindicato argumenta que existe a preocupação com uma repercussão nacional do que está acontecendo no hospital. “Entendemos isso tudo como uma manobra política e a impressão que temos, infelizmente, é a de que o diretor espera a chegada da EBSERH para rasgar o regimento do hospital.”

Comunidade Estudantil

“O que queremos é garantir o processo democrático. Nos posicionamos  desde o inicio  contra a EBSERH, no sentido de avalizar a autonomia universitária, que precisa ser de fato garantida. O professor Hugo Ribeiro está há nove anos à frente do hospital e o fato dos professores não terem indicado uma representação nos preocupa”, analisou a coordenadora de Saúde do DCE, Mariana Prates.

Para Marina Fernandes, estudante e conselheira universitária, “A consulta à comunidade é fundamental para que o espírito democrático seja garantido na universidade. Nesse sentido, é inconcebível o posicionamento do Prof. Hugo em pretender-se diretor do COM-HUPES ad infinitum”.

A reitora Dora Leal Rosa confirmou que seu posicionamento sempre foi e será pelo zelo às normas que garantem o processo democrático, exatamente por isso remeteu e acompanha de perto a decisão do Conselho Gestor do COM-HUPES pela eleição. Garantiu que a universidade continuará conduzindo o Hospital das Clínicas, com base no que é seu cerne: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato