Reitora recebe CLG UFBA em audiência

 

Antônio Bomfim Moreira externa preocupação coma realização de concursos públicos. Foto: Eduardo Paranhos.

Antônio Bomfim Moreira externa preocupação coma realização de concursos públicos. Foto: Eduardo Paranhos.

Em reunião com a reitora da UFBA, Prof.ª Dora Leal, na manhã do dia 18/03, no gabinete da Reitoria, o Comando Local de Greve UFBA notificou presencialmente a UFBA apresentando as pautas nacional e local da greve por tempo indeterminado. A reitora manifestou seu apoio à luta dos trabalhadores e o entendimento de que as reivindicações buscam melhorias para a Universidade através da valorização de seu quadro Técnico-administrativo em Educação.

O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto, falou da situação salarial da categoria, dos desdobramentos das negociações nas quais a proposta apresentada pelo governo, na avaliação da categoria, precisa avançar na repercussão financeira, “pois somos o pior salário do serviço público”. Na ocasião, foi entregue a pauta protocolada na reitoria desde fevereiro quando foi aprovado o indicativo de greve.

Reitoria recebe CLG UFBA em audiência. foto: Eduardo Paranhos.

Paulo Vaz tratando dos informes nacionais. Foto: Eduardo Paranhos.

O coordenador Jurídico da ASSUFBA e coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz solicitou à reitora que apresente na reunião da Andifes a necessidade do apoio desta à resolução da Greve, fomentando a retomada do diálogo da Fasubra com a entidade que representa os reitores das IFES. A reitora garantiu que irá levar o pleito à reunião que ocorre em Brasília essa semana.

Pauta Local- Na discussão da pauta local, a coordenadora geral, Cássia Maciel, apresentou os pontos mais críticos que demandam resolução, entre eles, imediata instituição da CAJ-Comissão de Ajuste de Jornada, para efetivação dos Turnos Contínuos. Segundo a reitora, a PRODEP tem buscado parceria com a UNB-Universidade de Brasília no sentido de absorver a experiência daquela universidade, inclusive, para construção dos instrumentos a serem preenchidos na solicitação e execução da flexibilização da jornada.

Sobre o PDS–  Quanto ao Plano de Desenvolvimento dos Servidores, o reitorado afirmou que é de seu interesse a aprovação pelo CONSUNI, de forma que, em breve, este será um ponto de pauta no Conselho.

As condições de Trabalho e a Saúde Ocupacional com foco na Prevenção também foram temas na audiência. A direção da Assufba apontou a necessidade de discutir o papel do SMURB-Serviço Médico Universitário Rubens Brasil ampliando sua ação entre os trabalhadores, bem como a necessidade de seu fortalecimento. O coordenador de Esporte e Cultura, Mário Sérgio Nascimento solicitou informação acerca do prédio próprio do SMURB já garantido no PDI da UFBA. A reitora informou que isto é decisão de conselho e que a demora se refere a um atraso nas obras que já está sendo solucionado.

O CLG levou também à reitora a defesa da garantia do exercício ao direito de greve, em especial aos trabalhadores em estágio probatório que sofrem retaliações em alguns locais. O CLG afirmou que repudia veementemente isto e que não permitirá nenhum tipo de coação, o qual, a reitora reafirmou seu compromisso com os direitos dos trabalhadores e o entendimento do reitorado da legalidade da participação na greve sem prejuízos à avaliação deste servidor.

Sobre a cessão à EBSERH, o coordenador Geral Renato Jorge Pinto apresentou a preocupação da categoria com o destino dos trabalhadores da FAPEX questionando à Prof.ª Dora sobre a possibilidade de aditivação de cláusulas no contrato com a empresa com vistas à manutenção destes trabalhadores nos HU’s dentro da legalidade.

José de Deus, servidor da SAD. Foto: Eduardo Paranhos.

José de Deus, servidor da SAD. Foto: Eduardo Paranhos.

Ainda durante a reunião, foi colocado pelo servidor José de Deus, da SAD, a necessidade de solidariedade aos trabalhadores terceirizados da empresa de higienização que estão sem salários e sem transporte, passando dificuldades de locomoção e alimentação. Destacou-se, a responsabilidade da UFBA em não permitir que parceiros contratuais não repassem aos seus funcionários o pagamento que recebem, o que vem de fato ocorrendo. O CLG incluirá em seu calendário o debate sobre os efeitos nefastos da Terceirização nas Universidades.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato