Rejeição ao governo Bolsonaro bate recorde, aponta levantamento

O apoio ao governo de Jair Bolsonaro está em queda. Nova pesquisa PoderData, realizada entre os dias 1 e 3 de fevereiro, revela que a aprovação do presidente caiu cinco pontos percentuais em 15 dias, totalizando agora 40%. A taxa é semelhante a registrada em julho de 2020.

Outro índice alto é a rejeição da gestão Bolsonaro, que bateu recorde de 48%. Entre os motivos estão: lentidão no processo de vacinação, casos e mortes pela Covid-19 no país e o fim do auxílio emergencial. Esta é a taxa mais alta registrada pelo PoderData, que começou as pesquisas no início de junho do ano passado.

Entre os grupos que rejeitam o governo, a pesquisa mostrou que os perfis são de jovens entre 16 e 24 anos (54%), os que cursaram até o ensino superior (59%), os moradores da região Nordeste (59%) e os que ganham de cinco a dez salários mínimos (63%).

O PoderData também perguntou aos entrevistados qual a avaliação do trabalho pessoal de Bolsonaro. Resultado: rejeição maior que aprovação. Avaliam negativamente 41%, enquanto 33% positivamente.

O levantamento foi realizado em 519 municípios das 27 unidades federativas do Brasil, com participação de 2.500 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.