Dados do Tesouro Nacional desmentem o governo Bolsonaro e apontam redução de despesas do funcionalismo

Dados do Tesouro Nacional no ano de 2020 mostram como os ataques do governo Jair Bolsonaro aos servidores públicos são inconsistentes. O levantamento mostra redução nos gastos de salários dos servidores ativos, em comparação com o ano anterior.

Os números foram destacados por algumas entidades que fazem parte do Fórum das Carreiras de Estado, como o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical).

O discurso, sobretudo do ministro da Economia, Paulo Guedes, é de que o governo possui um alto índice de despesas com os funcionários federais. Com isso, o Executivo tenta aprovar a Reforma Administrativa, que retira direitos dos trabalhadores e dificulta o ingresso no funcionalismo.

Ainda de acordo com o Tesouro Nacional, os números oficiais mostram que a despesa com pessoal ativo do governo federal caiu 3,7%, na comparação com 2019. “Este percentual é inferior ao alcançado em 2014”, comentou o presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira.

As informações ainda apresentam que o gasto com o funcionalismo é o menor já registrado há 22 anos. O presidente da Uncaon Sindical pontuou que há mais de 20 anos “não há qualquer descontrole com as despesas de pessoal da União”.