Relatório aponta que crianças podem ser prejudicadas pelas mudanças clímaticas

Uma criança nascida hoje enfrentará um planeta em média 4° C mais quente até os  71 anos, o que ameaçaria a saúde em todas as fases da vida. A informação consta no relatório internacional Lancet Countdown 2019 (Contagem Regressiva da Lancet), lançado nesta segunda-feira (18/11) no Brasil, que mostra o estudo das mudanças climáticas diante da saúde dos jovens.

O aumento da temperatura será a consequência se o mundo continuar no atual padrão econômico de altas emissões de carbono e mudanças climáticas. O objetivo do documento é oferecer recomendações políticas aos tomadores de decisão para mitigação dos impactos.

Segundo o relatório, a poluição do ar deve piorar nos próximos anos, causando maiores impactos sobre o planeta. Países como o Brasil tiveram o fornecimento de energia derivado do carvão triplicado nos últimos 40 anos. Só em 2016, ao mesmo tempo, os níveis de poluição atmosférica contribuíram para 24 mil mortes prematuras.

Em colaboração com 120 especialistas de 35 instituições, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Banco Mundial e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde brasileiro, o estudo mostra que as crianças são as que mais sofreram com aumento de doenças infecciosas, como a dengue, por exemplo, que é consequência das temperaturas mais altas.

As crianças nascidas hoje, quando alcançarem idade adulta presenciaram eventos climáticos extremos e com maior intensidade. No país, 1,6 milhões de pessoas já foram expostas a incêndios florestais desde 2001.

Os dados contabilizam um aumento de 220 milhões de pessoas acima dos 65 anos, que foram expostas a ondas de calor no ano passado. Em 2017, foram 63 milhões.

Entre as mitigações dos impactos, estão as diretrizes do Acordo de Paris, para que sejam cumpridas a fim de limitar o aquecimento a um nível bem abaixo de 2 °C, o que na prática, poderá permitir que um bebê nascido hoje cresça em um mundo que atingirá emissões zero até completar os 31 anos.