Relatório do Banco Mundial comprova que Brasil está mais pobre após o golpe

Relatório do Banco Mundial comprova que após o golpe o Brasil está mais pobre. O estudo revela que o percentual de brasileiros que viviam com menos de US$ 5,50 por dia passou de 17,9% para 21%.

A pobreza no Brasil subiu três pontos percentuais entre os anos de 2014 e 2017. Os indicadores apontam para mais de 7,3 milhões de brasileiros vivendo com até US$ 5,50 por dia no período.

Há seis meses atrás, o Banco Mundial tinha uma expectativa para o crescimento de 1,6% para a América Latina este ano. No entanto, com os desempenhos fracos nos principais países da região, esta estimativa foi reduzida.

O Brasil, que tem o desenvolvimento considerado “frágil ou negativo”, teve sua estimativa reduzida a uma perspectiva de crescimento de 0,9%.

Nesta semana, a projeção do crescimento Brasil, que era estimada em 2,2%, ficou abaixo dos 2%. No começo de janeiro, o percentual era de 2,53%.

Segundo o economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Carlos Vegh, os programas sociais são fundamentais para absorver o impacto da crise econômica e esta resolução costuma ser mais comum nos países desenvolvidos. O Brasil, com o governo neoliberal de Jair Bolsonaro, segue o caminho oposto. Lamentável.