Rodrigo Maia chama centrais sindicais para conversar sobre MP 873, do financiamento sindical

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chamou representantes das centrais sindicais para tratar sobre a Medida Provisória 873, que muda as regas de financiamento dos sindicais. A reunião acontece nesta terça-feira (02/04). Vale lembrar que a MP foi publicada em edição extra do Diário Oficial no dia 1º de março e na última quinta-feira (21) teve uma comissão mista formada no Congresso Nacional para avaliação.

A decisão teve reações das entidades sindicais e o STF (Superior Tribunal Federal) recebeu diversas Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra a MP do governo Bolsonaro. A ASSUFBA, inclusive, foi autorizada pela categoria, através de decisão de assembleia no dia 21 de março, a ingressar com ação na Justiça, a fim de suspender os efeitos da Medida Provisória. 

A MP 873 proíbe o desconto em folha de contribuições sindicais e determina cobrança de boleto bancário. Para a ASSUFBA, o objetivo do governo é atingir financeiramente os sindicatos para impedir a atuação em defesa dos trabalhadores.