Mais um ataque. Salário mínimo deve perder ganho real com novo PLDO

O governo federal tem mais um ataque engatilhado contra a população brasileira. O PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) deve ser enviado ao Congresso Nacional sem a previsão de ganho real do salário mínimo. 

A equipe econômica de Jair Bolsonaro propõe que o indicador a ser usado para o novo cálculo de salário mínimo seja o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O texto chegará até o Legislativo até 15 de abril.

O piso salarial é referência para o pagamento de benefícios previdenciário, assistenciais e trabalhistas, portanto o projeto do Orçamento tem de ter uma previsão sobre o reajuste do salário mínimo. Como o dado é apenas um parâmetro para o cálculo das despesas do governo, pode ser alterado ao longo do debate orçamentário. 

Na transição do governo Temer para Bolsonaro, o antigo Ministro da Fazenda recomendou ao ministro da Economia Paulo Guedes que a política de reajuste do salário mínimo fosse revisada. Não é possível esperar menos de dois governos neoliberais, entreguistas, que ofendem o povo em nome do reajuste para o grande capital.

O salário mínimo hoje está em R$ 998,00. A fórmula de cálculo do reajuste foi fixada por lei a partir de 2007. Até 2019, essa revisão levava em conta o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes mais a inflação do ano anterior, medida pelo INPC.