SBPC classifica campo da ciência e pesquisa no Brasil como “cenário desastroso”

Em balanço divulgado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o campo da ciência e pesquisa no Brasil em 2019 foi classificado como “cenário desastroso”. Realizado pela Comissão de Financiamento à Pesquisa de Política Científica da SBPC, o levantamento foi divulgado no final de 2019.

De acordo com o documento, o SNCT (Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia) vive um “verdadeiro desmonte”, que pode causar grandes consequências negativas para o “desenvolvimento social e econômico brasileiro”. Os eixos mais críticos estão contidos na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ambas sofreram reduções nos recursos em 2019. Outra área que sofreu com bloqueio de até 90% foi o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), colocados em uma Reserva de Contingência.

Os cortes do CNPq e CAPES em 2019 foram de mais de 15 mil bolsas do sistema, além de cerca de 80 mil bolsistas do CNPq passaram por uma ameaça de não pagamento no segundo semestre das bolsas. Já os cortes do FNDCT, que acabou bloqueando a chamada de novos projetos para financiamento, comprometeram linhas essenciais, como: manutenção e aquisição de equipamentos para a infraestrutura das instituições de pesquisa; Edital Universal do CNPq e o apoio à inovação nas empresas, via subvenção econômica e recursos reembolsáveis.

O levantamento ainda apresenta uma lista de 23 ações estratégicas para solucionar a situação. Entre elas, a meta de 2% do PIB para o setor até 2022.