Semana de atividades comemora 50 anos do SAJU da FADUFBA

Semana de atividades comemora 50 anos do SAJU da FADUFBA

Até esta sexta-feira (06/12), acontece a “VII Semana do SAJU – A Prática Concreta da Utopia” com a realização de várias atividades em torno do cinquentenário da atuação do Serviço de Apoio Jurídico (SAJU), projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFBA.  Os eixos temáticos escolhidos apresentam debates atuais e relevantes que nem sempre figuram nos congressos e simpósios do meio jurídico, mas provocam questionamento e inquietação dentro da Faculdade de Direito e serão expostos por diversos palestrantes e facilitadores, em mesas redondas, palestras, oficinas, filmes e intervenções artísticas.

programação da VII SeSAJU tem como objetivo abordar a atuação do SAJU e a concepção de Direito construída por meio da atuação da instituição, focando temas como os desafios da assistência jurídica popular;  Direito à terra e questão agrária; Direito à cidade e questão urbana;  Direito, gênero e sexualidade; nova concepção do Direito; por um direito sócio-referenciado e de transformação social e pelo direito de resistir e se insurgir.

 

O SAJU

O Serviço de Atendimento Jurídico da Faculdade de Direito da UFBA é um projeto de extensão que foi instituído no ano de 1963.  Além de beneficiar uma parcela desfavorecida da população com assistência e assessoria jurídica popular, a prática da extensão jurídica propicia ao estudante – tanto aqueles da graduação em Direito quanto os oriundos do B.I. em Humanidades – uma formação diferenciada daquela possibilitada na sala de aula.

O SAJU é, atualmente, um protagonista consolidado nesse cenário de integração entre Universidade e sociedade, trazendo impactos significativos nesses dois espaços entre os quais transita.  Frequentemente promove debates e possui estrutura horizontal e democrática que permite a participação coletiva de todos os “sajuanos”.

Mais informações no site www.semanadosaju.ufba.br e dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail sajubahia@gmail.com.

Fonte: www.ufba.br