Semana de enfermagem do Hupes: “A experiência do cuidado sensível no Hupes”

A Semana de Enfermagem do Hupes continuou os trabalhos na tarde da última sexta-feira (17/05), no auditório do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia.

Às 13h aconteceu o Talk Show “A experiência do cuidado sensível no Hupes”, alertando aos participantes, trabalhadores e trabalhadoras de saúde, a importância do cuidado sensível, humanizado, na assistência à sociedade, principalmente no (Sistema Único de Saúde).

Os convidados do Talk Show, coordenado por Cristiane Marques, foram Rosana Silva, do Projeto SUS Cultural na Unidade de Cardiologia; Jamile Moreira, do Projeto HumanizaPed e Taise Amaral, abordando a visita estendida na UTI. Após o Talk Show, aconteceu a “Expressão de talentos do cuidado”, coordenado pela enfermeira do Hupes, Roseane Oliveira, em que foram apresentados poemas, cordéis e apresentações musicais, emocionando a todos presentes.

A coordenadora de saúde do trabalhador da ASSUFBA, Almira do Rosário, esteve presente no evento e comentou a importância da jornada de enfermagem acontecer no Hupes “O Hupes está trazendo em sua jornada de enfermagem a questão da sociedade, dos problemas sociais, das desigualdades, neste momento de desmonte do SUS, do desmonte da educação pública, então é muito interessante a gente fazer essa comemoração”.

Técnico de Enfermagem do Hupes, Nivaldo da Fonseca Filho participou de todas as últimas jornadas, mas acrescentou que esta última teve uma caráter especial ao trazer o tema da sensibilidade no cuidar. Atentou também para outro tema importante: a equidade no tratamento no SUS.

“Muitas das vezes por conta dos agravos, dos desmontes do SUS, das dificuldades, da falta da condição de trabalho,  às vezes é difícil nós cumprirmos com essa questão do tratamento com equidade, mas aqui a gente tem feito esse trabalho com muito afinco, sem repassar todo sofrimento da falta de condição do trabalho para o usuário, até porque ele não tem culpa, é mais uma vítima do sistema”, comentou o técnico de enfermagem.

Renata Araújo, enfermeira do Hupes, afirmou ser uma oportunidade espetacular participar do evento, principalmente levando em consideração o momento vivido.

“A gente tá vivendo momento de crises e situações desmotivadoras e são oportunidades como essa que dão um novo gás, um novo ânimo. Dá uma harmonizada nesse ambiente, a gente vive com muitas perdas, sofrimento dos pacientes e as dificuldades do próprio sistema público”, contou a enfermeira.