Serviço Médico da UFBA não parou durante a pandemia

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o SMURB (Serviço Médico Universitário Rubens Brasil) da UFBA permaneceu com atendimento, presencial e remoto, à comunidade universitária. 

Vale lembrar que o SMURB, que completa 70 anos em 2021, é uma unidade do Siuniu (Sistema Universitário de Saúde) da UFBA, cujo objetivo é formular, implementar, executar e monitorar as ações da saúde, de prevenção de agravos à saúde, de vigilância em saúde e segurança no trabalho.

A Universidade Federal da Bahia possui atualmente uma população de cerca de 52 mil pessoas entre estudantes – cerca de 40 mil – e trabalhadores, entre servidores e terceirizados. No entanto, o SMURB  conta com somente 147 servidores da UFBA e 09 trabalhadores terceirizados. Dessa equipe, 54% são profissionais de saúde que se distribuem entre as atividades de atendimento em consultório; atividades periciais, incluindo a perícia domiciliar em que o perito se desloca até a residência do servidor; avaliações de capacidade laborativa; avaliação de ambientes de trabalho e de eventual exposição de trabalhadores aos riscos ambientais; avaliação de candidatos Sisu/PCD por equipe multiprofissional em saúde e peritos; entre outras atividades. Por suas vertentes assistenciais, periciais e administrativas relacionadas à saúde, o Smurb é demandado por todas as unidades da UFBA.

Durante a pandemia

Desde o início da pandemia, em abril de 2020,  a oferta de serviço no SMURB passou a ser feita de modo remoto, em maior proporção, e presencial, quando necessário. Além do agendamento por e-mail, no início deste ano foi disponibilizado um ramal telefônico para pessoas com idade a partir dos 65 anos, o 71 3283-8704.

O teleatendimento em saúde está assegurado por normativa das autarquias que regulam o trabalho em saúde, por exemplo: os atendimentos remotos pela equipe médica são realizados de acordo com a Resolução Nº 56, DE 1º de abril de 2020, que regulamentou a telemecidina durante a pandemia de SARS-CoV-2.

Em 2020:

Atendimentos em saúde – consultas remotas e presenciais
ANO VÍNCULO QUANTITATIVO
2020 ESTUDANTE 12.520 (52,5%)
  SERVIDOR – ativo e aposentado 5.612 (23,5%)
  DEPENDENTE 3.929 (16,5%)
  OUTROS 1.783 (7,5%)
  TOTAL 23.844

Em 2021:

Atendimentos em saúde – consultas remotas e presenciais   
ANO 2021 VÍNCULO QUANTITATIVO Presencial
Janeiro a julho ESTUDANTE 9.499 (67,7%) 1.282
  SERVIDOR – ativo e aposentado 2.780 (19,8%) 640
  DEPENDENTE 1.147 (8,2%) 228
  OUTROS 606 (4,3%) 155
  TOTAL PARCIAL DE 2021 – janeiro a julho. 14.032  2.305
       

 

ESPECIALIDADES COM MAIOR PROCURA/2021

PSIQUIATRIA (janeiro a julho de 2021)  
VÍNCULO QUANTITATIVO Atendimento presencial
ESTUDANTE 1.329 (66,4%) 465
SERVIDOR 473 (23,62%) 172
DEPENDENTE 122 (6%) 37
OUTROS 78 (3,9%) 34
TOTAL 2002 708

 

PSICOLOGIA janeiro a julho de 2021 (teleconsulta +teleatendimento)
VÍNCULO QUANTITATIVO
ESTUDANTE 1.887 (80%)
SERVIDOR 441 (18,7%)
DEPENDENTE 12 (0,5%)
OUTROS 19 (O, 8%)
TOTAL 2.359

 

GINECOLOGIA janeiro a julho de 2021  
VÍNCULO QUANTITATIVO PRESENCIAL
ESTUDANTE 1.206 (78%) 204
SERVIDOR 121 (7,8%) 98
DEPENDENTE 134 (8,7%) 36
OUTROS 83 (5,4%) 11
TOTAL               1.544  

 

HOMEOPATIA – janeiro a julho de 2021  
VÍNCULO QUANTITATIVO PRESENCIAL
ESTUDANTE 596 (66%) 71
SERVIDOR 227 (25%) 21
DEPENDENTE 68 (7,5%) 6
OUTROS 17 (1,9%) 3
TOTAL 908  

 

CLÍNICA – janeiro a julho de 2021  
VÍNCULO QUANTITATIVO PRESENCIAL
ESTUDANTE 561 (69%) 65
SERVIDOR 112 (13,8%) 63
DEPENDENTE 100 (12,3%) 53
OUTROS 37 (4,6%) 34
TOTAL 810 215

 

Com informações do site Edgar Digital