Servidores da UFBA e da UNILAB elegem delegados à Plenária da FASUBRA e aprovam adiamento do Congresso da Federação

Servidores da UFBA e da UNILAB elegem delegados à Plenária da FASUBRA e aprovam adiamento do Congresso da Federação

Em Assembleia Geral Virtual realizada pela ASSUFBA nesta quinta-feira (26/11), os servidores da UFBA e da UNILAB aprovaram os nomes de Adelmária Ione e Eliete Gonçalves (Chapa 1) e Jomar Fadigas (Chapa 2) como delegados à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro.
Na proposta de delegados à Plenária, 70% votaram a favor da Chapa 1, 21% votaram na Chapa 2 e 8% se abstiveram. Antes da votação, Adelmária Ione e Jomar Fadigas fizeram a defesa das chapas e falaram sobre a importância da participação da categoria nos espaços de decisão.

Durante a assembleia, os servidores da UFBA e da UNILAB também debateram a proposta encaminhada pela FASUBRA de adiamento ou não do XXIV CONFASUBRA e prorrogação do mandato da direção e do Conselho Fiscal da Federação. Do total de votantes, 94% votaram a favor e 6% se abstiveram. Não houve voto contrário.
A assembleia ainda contou com a participação do advogado do Sindicato, Dr. Hugo Leonardo, que atualizou os servidores acerca dos processos movidos pela entidade, como URP, 28.86%, 3.17%, Lotes de 30 horas e PIS/Pasep.

Sobre o semestre regular e retorno ao trabalho na UFBA, a Coordenadora de Comunicação do Sindicato, Lucimara Cruz, falou sobre o conjunto de propostas apresentado pela ASSUFBA para o levantamento das condições no ambiente trabalho nas Unidades/Órgãos para que os trabalhadores que estarão envolvidos no semestre regular não tenham uma exposição à Covid-19 desnecessária.

Os servidores também debateram a proposta de resolução feita pela UFBA sobre o semestre regular com diretrizes para o trabalho remoto. Os conselhos presentes da assembleia se comprometeram a fazer a defesa no Consuni da preservação da vida dos trabalhadores.

A Coordenadora de Formação Sindical, Adelmária Ione, também abordou a possibilidade de volta às atividades na UNILAB e o Plano de Biossegurança. Informou ainda que não há previsão para o retorno do trabalho administrativo presencial na instituição.