Servidores da UFRB elegem delegados à Plenária da FASUBRA e aprovam adiamento do Congresso da Federação

Na manhã desta sexta-feira (27/11), durante Assembleia Geral Virtual, os servidores da UFRB elegeram os delegados à Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro. Apenas uma chapa se inscreveu. Os Técnico-Administrativos em Educação aprovaram os nomes de Tércio de Miranda (titular) e Geraldo Fentane (suplente). Foram 89% votos a favor e 11% abstenções. Não houve voto contrário.

Os servidores da UFRB também fizeram o debate sobre a proposta encaminhada pela FASUBRA de adiamento ou não do XXIV CONFASUBRA e prorrogação do mandato da direção e do Conselho Fiscal da Federação. Do total de técnicos da instituição que votaram, 74% foram a favor, 5% contra e 21% se abstiveram.

Os trabalhadores ainda debateram de forma ampla a Reforma Administrativa, além do retorno gradual às atividades presenciais e trabalho remoto. Também foi discutida a situação dos servidores que estão em teletrabalho. Há casos de problemas como, extrapolação da jornada, falta de condições de trabalho e assédio. A ASSUFBA propôs a construção de um documento a ser encaminhado para a Reitoria da UFRB tratando destas questões.

Os servidores ainda aprovaram uma Moção de Repúdio contra a atitude dos seguranças que prestavam serviço ao supermercado Carrefour, em Porto Alegre, que espancaram e levaram à morte de João Alberto Silveira Freitas.