Servidores da UFRB realizam atividades em Cruz das Almas

NA segunda-feira (24/8), o Comando Local de Greve dos técnico-administrativos da UFRB, a Associação dos Professores Universitários do Recôncavo – APUR, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário – SINPAF e professores da rede básica que compõem o Fórum Sindical do Recôncavo, realizaram panfletagem sobre a greve nas universidades, na EBMBRAPA – Empresa Brasileira de Mandioca e Fruticultura, durante a 9ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Após a atividade, o Fórum reuniu-se na sede do SINPAF, onde discutiu os problemas que o PL 2177/11, que Institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, trará para as instituições públicas de pesquisas, permitindo que os resultados das pesquisas destinadas para o avanço social sejam monopolizados por empresas privadas. Além disso, o PL incentiva o acúmulo do capital através da destinação de royalties dos resultados das pesquisas.

Foi encaminhado um debate para dia 17/09, às 14h, na EMBRAPA, com o tema “PL 2177/11 Impactos na Ciência e Tecnologia”. A próxima reunião para organização do ato será no dia 31/08, às 14h30, na sede da APUR na UFRB.

Na oportunidade, foi abordada também a situação dos cortes e os impactos causados pelo ajuste fiscal, que subtraiu não somente recursos das Universidades, mas também do Ministério de Ciências e Tecnologia, impactando diretamente no retorno social que a pesquisa traz ao país.

CLG-UFRB