Servidores públicos repudiam veto de Bolsonaro que congela salários até dezembro de 2021

O veto feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que congela os salários e as progressões funcionais para os servidores públicos até dezembro de 2021, foi mantido pela Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (20/08). O Senado havia derrubado a decisão, mas por 316 votos a favor e 165 contra, a Casa decidiu manter a posição do presidente.

Em resposta ao ataque do governo federal, entidades que representam o serviço público repudiaram a decisão. Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), é necessário alertar a população para a relevância do setor público e dos trabalhadores.

O trecho que ataca os funcionários públicos consta no projeto que prevê ajuda de R$ 60 bilhões para estados e municípios, como forma de socorro financeiro por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Profissionais que atuam na linha de frente do combate contra a Covid-19 terão, até o dia 31 de dezembro de 2021, os salários congelados. Com a sanção de Bolsonaro, categorias como saúde e segurança foram tiradas do trecho que permitia aumentos de remuneração.