Sindicato debate conjuntura e situação da UFBA com os servidores do SMURB

Na manhã desta terça-feira (15/10), através do projeto ASSUFBA Itinerante, a Coordenação do Sindicato esteve no SMURB para dialogar com os servidores locais sobre a conjuntura nacional e os reflexos para a UFBA e os trabalhadores. 

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, falou sobre a reforma da Previdência, que tem previsão de ser votada em segundo turno no Senado no dia 22 de outubro. Com a iminência dos prejuízos da proposta, muitos servidores da UFBA correm para se aposentar, o que deve causar um déficit de mão de obra na instituição. O quadro tende a se agravar, inclusive, já que Bolsonaro avisou que não deve haver concursos públicos nos próximos anos. 

Renato Jorge também falou sobre a Reforma Administrativa, que deverá reestruturar as carreiras do funcionalismo federal e estabelecer novas regras para a contratação, a promoção e o desligamento de servidores. Ou seja, mais um ataque do governo.

Outro assunto tratado foi o Ofício Circular 012/2019, do dia 27 de setembro de 2019, que trata sobre os Turnos Contínuos. O documento orienta que, nos locais onde não houve a conclusão do processo de flexibilização da jornada de trabalho, os servidores devem retornar para a jornada de 40h.

Membro da CAJ-Central (Comissão de Ajuste de Jornada) e Coordenador de Comunicação do Sindicato, Antonio Bomfim Moreira falou sobre as orientações do ofício e ressaltou a importância da implementação dos Turnos Contínuos para o melhor funcionamento da universidade. Neste sentido, reafirmou que o Sindicato, logo que toma conhecimento de qualquer tipo de novidade que diz respeito à categoria, tem a preocupação de partilhar, de forma responsável, com os trabalhadores, para que seja possível a reação organizada. 

Antonio Bomfim explicou ainda como se dá o trabalho da CAJ-Central, no intuito de orientar as CAJs Locais para evitar qualquer tipo de insegurança jurídica. “Temos condições de resolver coletivamente. É importante que os turnos funcionem ininterruptamente”, disse. 

Logo após a explanação, foi franqueada a palavra aos servidores para que pudessem tirar dúvidas e expor as dificuldades encontradas ao longo de todo o processo para a implementação dos Turnos Contínuos. O Coordenador de Esportes e Cultura, Mário Sérgio Nascimento, pontuou que o SMURB tem mais de 100 técnicos e que muitos setores têm especificidades que precisam ser observadas.

Diante do exposto, o Sindicato entendeu que o ideal é que a CAJ-Central possa fazer uma visita ao SMURB para esclarecer as dúvidas dos servidores a fim de otimizar o processo.