Sindicato finaliza I ENCONASSUFBA em grande estilo, clima de festa, homenagem aos aposentados e muita música

Em clima de celebração, muitas recordações e sensação de dever cumprido, a ASSUFBA finalizou em grande estilo o I ENCONASSUFBA, nesta quinta-feira (17/12). A mesa de encerramento do evento, realizado em comemoração aos 40 anos da entidade, contou com uma bela homenagem aos aposentados, além de uma apresentação cultural singular.

Durante o I Encontro Virtual de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia, a Coordenadora de Aposentados da ASSUFBA, Maria Dolores de Brito/MCO, relembrou a trajetória de lutas e construção do Sindicato e fez um convite aos novos servidores. “Vocês são a continuidade do nosso trabalho, o espelho do que a UFBA será daqui para frente. A gente sente a necessidade dos [técnicos] que estão na ativa se agregarem ao movimento da ASSUFBA. É o momento de se unir e lutar contra esse governo perverso. Não podemos deixar que ele nos tire tudo que já conquistamos e deve ser usufruído por vocês”.

Emocionado, o Coordenador de Aposentados da ASSUFBA, Edgar de Jesus/SET, falou sobre o orgulho de fazer parte do Sindicato e lembrou da sua história dentro da Universidade Federal da Bahia. “Foi uma luta para chegarmos aos 40 anos. Começamos debaixo de um pé de árvore, na Faculdade de Direito, escondidos, tentando reunir ‘os nossos’ para construir um sindicato e buscar os nossos direitos. O direito de defender o trabalhador era perigoso”.

A continuidade da luta pelas gerações seguintes foi reforçada durante todo o encontro. “A gente faz parte da terceira geração de servidores que já ingressou nessa estrutura de Serviço Público, com a Carreira consolidada e muitos avanços, como a expansão do Ensino Superior feita pelo governo Lula, que favoreceu significativamente para que os técnicos pudessem se multiplicar via Concursos com todos os direitos, garantias e estabilidade da CF/88”, afirmou a Coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA, Adelmária Ione/UNILAB.

O sentimento de pertencimento à Classe e a corporação foi reforçado pela Técnica-Administrativa em Educação da UFOB, Simone Coité. “A minha passagem pela Coordenação da ASSUFBA me permitiu ver o quão importante é a ação coletiva”. Posicionamento reforçado pela Coordenadora Adelmária Ione. “Eu agradeço a ASSUFBA por tudo que ela nos deu, tem dado e tudo que ela vai permitir a gente conquistar. Juntos somos mais fortes”.

O encerramento foi abrilhantado com a live musical do cantor e violonista Márcio Valverde/UNILAB e da cantora Lívia Milena. O I ENCONASSUFBA, que aconteceu de forma totalmente virtual, foi uma experiência nova e vitoriosa demonstrando que o Sindicato não para. Foram cinco dias de evento, com uma rica programação crítico-reflexiva de interesse da categoria. O Sindicato realizou atividades em 1º de dezembro, aniversário da ASSUFBA, e nos dias 2, 9, 10 e 17 deste mês. A ASSUFBA agradece a participação dos servidores da UFBA, UFRB, UFOB, UNILAB e UFSB, além dos palestrantes que ajudaram a enriquecer os debates nestes tempos sombrios e de pandemia.